Palestra de imigração Quebec

Essa semana na terça feira, fui em uma palestra sobre imigração dado pelo próprio Quebec, gostei bastante e tirou varias dúvidas minhas. Fiquei quase 4 horas na palestra  pois fiquei escutando e participando das perguntas das pessoas no final.  Vou postar aqui o que acho que é legal saber.

Filhos:

Se você tiver filhos no Brasil, você pode colocar na ficha, mesmo que eles não vão viajar ou fazer a imigração. Com isso você ganha 4 pontos por criança e se a criança resolver ir depois pode pois ela vai receber um CSQ que dura por 3 anos. A única desvantagem é que você vai ter que pagar mais caro das taxas de Quebec e da federal se você quiser já quiser ter o visto permanente para a criança. 

Diploma:

Tem que ter uma diploma em uma das profissões aceitas (6, 12 ou 16 pontos), senão não entra. Estou reforçando isso porque umas 10 pessoas fizeram a mesma pergunta, como se fosse mudar a resposta.  O legal é que se você tem um diploma válido a menos de 5 anos, qualquer experiencia profissional conta pontos, mesmo que não seja na sua área de atuação. Por Exemplo, se você tem um diploma de administração (6 pontos) mais sempre trabalhou como garçom, essa experiencia como garçom vale pontos. Fica ai a dica. 

Francês e Inglês:

É obrigatório entregar os certificados do IELTS (Inglês) e Algum de Francês reconhecido como DELF, DALF. acabou a mamata de pagar professor particular e pedir um atestado de 250 horas e depois se virar la. Não tem mais como porque essas provas são difíceis e complicadas. Pelo menos foi o que li na NET até agora. Nunca fiz nenhuma delas então não sei. Mais ate o final do ano pretendo tirar a DELF A2 e fazer o IELTS para ver o meu nível real de inglês.  Se alguém fez as provas recentemente, por favor conte sua experiencia!

Tempo do Processo:

Sem choro a palestrante disse que era 12 meses para o CSQ e mais 12 meses para o Federal ou seja 2 anos no minimo no total. No meu caso que estou pensando em dar entrada só no final do ano por causa do Francês, vou estar imigrando (Sim, vou conseguir!!!) em 2106 só. Somente quem tem empregos prioritários conseguem fazer mais rápido e mesmo assim não é muito menos do que 1 ano.

Esses pontos foram os mais importantes para mim! Espero ter ajudado a tirar dúvidas! Qualquer outra dúvida por deixar um comentário que eu respondo!

Abraços

Robson

 

Sobre Robson e Jacque

Um casal de São Paulo que esta vivendo em Toronto, tentando conseguir o Residente Permanente!
Esse post foi publicado em Imigração e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para Palestra de imigração Quebec

  1. Robson, vale algumas dicas que ela nunca fala na Palestra:
    1 – Não precisa enviar os testes de língua se não quiser ganhar os pontos. Apesar de ser uma estratégia mais rápida, tem a desvantagem de garantir que serão chamados para a entrevista (e que não receberão CSQ em casa). Mas tem que ter pontos suficientes !
    2 – Pela média que vemos nos fóruns, o tempo de espera para a entrevista do CSQ é 14 meses. E o Federal, tem muita gente com mais de 18 meses. Acho que ela deu uma floreada nesses dados.
    No mais, é sempre mais do mesmo.

    • Opa beleza? Então, uma pessoa chegou a perguntar isso para ela, e ela disse que não aceita mais sem os testes. Se não enviar provavelmente não passa porque vai ficar com zero pontos na língua. O único caso que eles vão chamar para a entrevista é quando mesmo com zero pontos em Inglês e Francês você so precisa de 6 pontos para passar (por exemplo a lista de trabalhos prioritários que da 16 pontos + 2 filhos já da 24 pontos). De qualquer forma eu não arriscaria e enviaria o certificado.

      Abraços
      Robson

  2. diariodeimigrante disse:

    Essa palestra foi a do Senac Consolacao? eu estava la tb, mas nao fiquei ate o final das perguntas…

    Achei interessante, embora demorado o processo, bem mais do que quando eu pensei antes de iniciar…

    • Não foi essa ai não. Fui na da aliança no centro, perto da praça da republica. Também achei que poderia ser um pouco mais rápido…

      São 2 anos que vamos ter que levar a vida no limbo.

      • diariodeimigrante disse:

        Passara rapido, pense nisso, quanto antes comecar tudo, mais rapido sera… tb estou comecando tudo do zero… pense…
        vcs estao em SP? eu to em Santos, mas indo sempre a SP, talvez me mude se for contratado para uma vaga que fui entrevistado.

      • Somos sim de SP! Nos meus planos, se tudo der certo, mudo do Brasil para lá em 2016. Vou dar entrada somente no final do ano, quando tiver pelo menos 1 ano de Francês. Hoje não sei nada então me complica muito. Prefiro “perder” esse 1 ano mais chegar la já falando pelo menos bem para me comunicar e arrumar emprego. Boa sorte na entrevista!

      • diariodeimigrante disse:

        Valeu mesmo Robson, espero que tudo corra bem para todos nos, aplicarei agora no meio do ano no comecinho de junho. Estou em Santos, mas me mudando para SP em muito breve, vamos manter contato para planejar os encontros da galera para falar do processo e tal. Abraco

      • Falando nisso, quem coordena esses encontros? tem algum site especifico? abraço

      • diariodeimigrante disse:

        na verdade nao, sao as proprias pessoas do processo, mas pensei em ver todos que sao de SP e juntar o pessoal e organizar algo. Se for ok pra vcs, ja confirmo o nome de vcs, ja deixo em stand by para quando marcar algo.

  3. Ticiana disse:

    Oi Robson! Eu de novo! Na verdade sobre essa questão das profissões, não pode dar entrada até 31/07, conforme você pode ver nesse link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-receipt.html

    Sobre o IELTS, pelo menos no processo provincial, não é obrigatório, mas o TCF é.

    Bjs!

    • Olá Ticiana!

      A sim as regras mudaram esses dias! Quando escrevi o post ainda estava valendo as regras de 2011 a 2012!

      Bom saber que a partir de julho todo mundo pode voltar a mandar!!

      Abraços

      Robson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s