Decisão do dilema: Enviar ou não os docs até o meio do ano

Imagem

Queimei a cabeça esses últimos dias pensando no que fazer em relação ao envio dos docs para o BIQ.

O Grande dilema (Último post) foi o seguinte:

Mando os Docs agora no meio do ano antes da mudança das regras ou me preparo melhor e mando no final ano depois das mudanças das regras?

Depois de muito pensar e confabular tomei a decisão de enviar os docs somente no final do ano mesmo.  Muita gente vai me achar louco, maluco, “aproveita agora que a sua profissão esta na lista”, “no meio do ano pode mudar”, etc.

Concordo com tudo isso, porém se enviar no meio do ano, vou ter feito somente o A1 do Francês ou seja não vou ter condições nem de tirar um A2 no TCF-Q. e NÃO vou ter pontuação nem para atingir o mínimo necessário para a entrevista.

Outro fato que me deixa mais tranquilo é que minha área de trabalho é TI e duvido que TI saia da lista tão cedo assim, mesmo porque  acho que vai abrir mais profissões e não tirar as que já estão la.

Minha estratégia agora é terminar até o final do ano o A2.3, mesmo que tenha que acelerar mais ainda as aulas e meu estudo em casa. Com isso já me falaram que tenho condições de tirar ate B1 na prova dependendo do quanto estudar. Mesmo que não tire B1, pelo menos A2 sei que garanto quando for mandar os DOCS.

As datas de envio e do processo ficariam mais ou menos assim:

  • Envio dos docs para o BIQ (TCF-Q A2) em DEZ de 2013
  • Envio de atualização dos DOCS (TCF-Q B1) em JUN de 2014
  • Chamado para entrevista ate DEZ de 2014 – Se não for chamado, fazer outra atualização dos DOCs para TCF-Q B2 no inicio de 2015
  • Colocando mais 1 ano e meio eu vou estar (pensamento positivo) com o visto em JUN de 2016.

Haja coração….

E ai? acham que estou louco? fariam diferente?

Abraços

Robson

Sobre Robson e Jacque

Um casal de São Paulo que esta vivendo em Toronto, tentando conseguir o Residente Permanente!
Esse post foi publicado em Imigração e marcado , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Decisão do dilema: Enviar ou não os docs até o meio do ano

  1. Juliette Michaux disse:

    Bon courage pou vos démarches… Já começou as aulas de francês, viu ?
    Bonne chance à vous deux !
    Juliette.

  2. Juliette Michaux disse:

    Desculpe que falta um “r” POUR vos démarches… eu não gostaria vocês começarem com erros.

  3. Allons-Y! disse:

    Olá, Robson! Tudo bem contigo?

    Realmente não é fácil esta tomada de decisão e exigirá de vocês um tempo para analisar a situação, colocar na mesa os pros/contras/riscos das alternativas e seguir em frente.

    Meu pitaco é: caso (eu disse CASO) queira tentar o envio ainda no meio do ano, indicaria um estudo intensivo, com aulas particulares. Você perceberá que o avanço no idioma será maior! Quanto ao TCFq: como você é de S. Paulo, eu aconselharia se preparar na École Québec. Como estudei em casa, eu fiz aulas particulares de preparação p/ TCFq durante duas semanas (cerca de 6 aulas). Caso lhe interesse, há um post no blog relata como foi este processo e que talvez possa os ajudar: http://tinyurl.com/allonsy-tcfq

    Abraços e estamos na torcida por vocês!
    Allons-Y!

    • Parabéns pelas notas que vocês tiraram! O meu sonho de consumo é tirar o B1. Se conseguir tirar o B2 então, vou dar pulos de alegria rsrsrs.

      Neste sábado já agendei uma aula experimental la na Équole Québec. Se eu gostar acho que vou fazer la para turbinar mais ainda o aprendizado.

      Valeu pelas dicas!

      abraços

      Robson

  4. Dani disse:

    Olá! Estou em Montréal já vai fazer 5 anos e posso te garantir que a área de TI nunca vai sair da lista! 🙂 Boa sorte!

  5. Grande Robson, realmente a emigração é bastante complicada, tomar esse tipo de descisão não é fácil…mas vamos lá…sempre em frente!
    Eu também sou de TI e to enviando o meu dossiê ainda nesse mês, o que eu posso te dizer sobre o TCFQ é q ele não é tão complicado e díficil, digo isso pq as pessoas sempre conseguem uma nota maior do que esperavam…bom sinal né? Outra coisa…vc esta precisando de um A2?(mínimo) ou qual é o seu mínimo?

    Bom…add no skype, lfo.tecnologia pra gente trocar informações.

    Ah! Eu tb sou de SP 😀 Abraço

    • Opa, te add no skype. Boa sorte com o envio dos DOCS! Eu estou contando com a entrevista pelo menos em 12 meses, até 15 meses esta bom, senão vou começar a perder pontos pela idade, e ai so com o Francês ou o Inglês para compensar esses preciosos pontos.

      O meu minimo é B1/B1 que ja vi que não é nenhum bicho de sete cabeças. Meu maior problema eh que minha formação e a pós que eu fiz não contam nada nos pontos, vou ter que enviar como ensino médio técnico mesmo que da só 6 pontos.

      E você? esta tranquilo com os pontos?

      Abraços

      Robson

      • Leandro F. Oliveira disse:

        Tá certo, B1/B1 não é nenhuma bicho de sete cabeças pra tirar….eu mesmo tirei isso! rs
        Cara, estou mega apertado nos pontos, é que vou enviar sem o IELTS, não quero esperar! rsrsrs…..depois que tiver lá…eu envio o IELTS, aí ficarei mais tranquilo, de qlqer forma…ficarei esperando a entrevista.

  6. Franciele disse:

    Robson……se você está esperando pra mandar os seus documentos em dezembro por conta do seu francês não há necessidade, o processo é demorado e até a entrevista você terá tempo o suficiente para se preparar ( faça simulado com aquelas 137 perguntas que circulam pela internet) a entrevista não é nenhum bicho de sete cabeças….é necessário sim conseguir se comunicar com o entrevistado, mas na maioria são perguntas sobre a sua profissão e outras que você já terá a resposta na ponta da língua por ter feito simulado delas….após ter o CSQ nas mãos terá que enfrentar ainda longos meses da etapa federal. Esse é só um conselho de quem está nessa caminhada a mais de 1 ano e meio e ainda tem q aguardar toda a etapa federal andar!! Boa sorte!

    • Franciele, Bem vinda ao Blog!

      o problema é que agora precisa comprovar o Francês com uma prova e se eu não for bem na prova não consigo os pontos suficientes. Tenho medo de mandar eles olharem e já de cara falarem que eu não tenho o minimo e rejeitar meu pedido.

      Abraços

      Robson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s