Mudança nas regras e Francês a Jato.

Imagem

Estava errado!!  O processo mudou e mudou muito!!  

O jeito agora é esperar para ver a nova lista de profissões e a nova lista de pontos. Já que vão entrar pontos novos como 2 pontos em escrita de Francês eles tem que fazer uma lista nova.

As novas regras vão me complicar a vida, mais no fundo eles estão certos. Do que adianta você ir para um pais que você não sabe falar a língua?  Lá não é Brasil que todo mundo pode dar um jeito…  Imagina vender produtos piratas la. Duvido que se não ficar esperto vai preso.

No fundo essas novas regras não mexeram em nada no meu envio, porque queria enviar com B2 para tentar receber o CSQ em casa.

Agora estou dando uma olhada em outras alternativas como juntar uma grana e fazer um curso técnico (CEGEP) la ou um mestrado. Sei que são bem diferentes os dois, é que já tenho facu e pós graduação aqui. Não sei qual seria mais fácil ou mais complicado de conseguir e fazer. 

Outra preocupação em relação aos dois é o valor… Sei que o CEGESP é bem caro (um curso bunda qualquer é 3.000 dólares por trimestre) então imagino que um mestrado seja muito mais.

Alguém sabe o preço de um mestrado la?

Preciso me informar um pouco mais, só não estou com pressa porque o requisito para ambos é ter B2 na língua.

Dito isso vamos a segunda parte do titulo. Comecei ontem um curso super intensivo na Aliança. as aulas são de segunda a quinta das 18:50 as 22:30. Mega puxado. Da pra fazer um modulo a cada 3 semanas.

Se eu conseguir sobreviver a esse, vejo se faço mais no final do ano!

Depois do curso posto como foi e se vale a pena.

Abraços

Robson

Sobre Robson e Jacque

Um casal de São Paulo que esta vivendo em Toronto, tentando conseguir o Residente Permanente!
Esse post foi publicado em Imigração. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Mudança nas regras e Francês a Jato.

  1. Olá, tudo bem?

    Olha, eu sei que talvez esse requisito de francês intermediário-avançado complique um pouco a vida de quem tá querendo vir, mas como você disse, eles estão certos. Eu já vi gente que está aqui há 9 anos e tem um francês pior que o meu que cheguei há menos de 2 meses. É vergonhoso! E não é por falta de oportunidade, não… A francisação não é o melhor curso de francês do mundo, mas tem também curso de francês escrito e tal. Se a pessoa se esforçar dá pra chegar num nível legal, mas o povo é preguiçoso! Então a saída é exigir que a galera já chegue aqui num nível minimamente aceitável, né? (Quanto a vender coisa na rua: na Fête Nacionale vimos um cara sendo preso junto com a malinha dele! Não sei o que tinha dentro, mas ele tava vendendo coisa lá e era proibido… Rsrsrs… E nem era imigrante, não, era quêbéca mesmo!)

    Agora os custos. Eu joguei no Google Côutes d’études au 2e cycle UdeM e me veio esse link aqui: http://www.futursetudiants.umontreal.ca/fr/droit-scolarite-soutien-financier/frais-de-scolarite-et-subsistance-2e3ecycles.html

    Para estudantes internacionais é uma FACADA, né? A não ser que seu pai seja um chinês milionário (o que não falta por aqui é chinês filho de milionário…) Eu acho que as outras universidades devem cobrar mais ou menos a mesma coisa que a UdeM, mas dá uma olhada aí, vai ver rola uma mais em conta. De todo modo, eu acho que o CEGEP vai custar quase a mesma coisa que os estudos de 2º ciclo (mestrado), isto é, mais do que 3 mil dólares por trimestre para estudantes internacionais.

    Enfim, desculpe o comentário-bíblia, espero ter ajudado.
    Abraço,
    Lidia.

    • Tudo bem sim!!

      Obrigado pela resposta!

      Realmente o valor é um absurdo meu deus.. alem de ter que pagar isso, precisa viver la…

      Sei que faltando 6 meses para terminar o curso, é só pedir o CSQ por la que sai em menos de 1 mês, mais será que a pessoa pode continuar morando la esperando o Federal dar o visto?

      Se puder vou pensar seriamente nisso depois que conseguir um B2 no Francês.

      Abraços
      Robson

  2. Olá Robson!
    Eu também fico que nem você, calculando rotas de fuga! hehehe
    Veja bem, o problema todo de ir fazer CEGEP ou mestrado lá é o custo alto mesmo… pesquisei, tomei um susto e não quis mais brincar disso.
    Além, de é claro, comprovar a fluência no idioma local.
    Por outro lado, para quem tem a residência permanente, esses altos custos caem por terra, fica muuito, mas muiiito mais barato! aí seria mesmo esperar todo esse processo da aplicação terminar, desembarcar nas terras geladas e fazer um destes cursos com a suposta grana que economizamos no Brasil.
    Ontem me deparei com o processo de imigração pela cidade de Morden, em Manitoba. Fácil ? Sim, fácil E rápido! Mas eu não sei se morar numa cidadezinha tão pequena me manterá viva, mesmo que ela fique a 1h30 de Winnipeg. Vou fazer uma postagem sobre essa modalidade, estou pesquisando e pra muita gente vai ser uma ótima saída!
    Abraços!

  3. Pelo terceiro ano consecutivo, o Québec International organiza uma missão de seleção de pessoal no Brasil. Nesta edição, temos mais de 50 vagas nas áreas de TI e usinagem.
    Como participar?
    Primeiramente, o candidato deverá consultar os empregos disponíveis (https://secure.manitou-psa.com/pages/qint/categorie-offres-demploi.html). Caso esteja no perfil, deverá enviar o currículo em francês. As vagas disponíveis também foram disponibilizadas em português, em arquivo pdf (no perfil da vaga, clique em “Description du poste en portugais”).
    Caso tenha o currículo pré-selecionado, o candidato será convidado a fazer uma avaliação do nível de francês. Os candidatos aprovados serão convidados a participar de uma entrevista on-line* de 9 a 13 de setembro de 2013 com os gestores das empresas da região de Québec.
    *É de responsabilidade do candidato providenciar o acesso a um computador com o software Skype instalado para o dia da entrevista.

    As candidaturas serão recebidas até o dia 22 de agosto, então fique ligado e aproveite o tempo para aperfeiçoar o francês!

    Para mais informações sobre a missão acesse o Portal Québec na Cabeça: http://www.quebecnacabeca.com/missoesbrasil

    Para saber mais novidades, fique conectado as nossas redes sociais :
    https://www.facebook.com/quebecentete
    https://twitter.com/quebecentete

  4. Henrique Neves disse:

    Qual o preço de um intensivão de Francês na Aliance???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s